domingo, 15 de maio de 2011

Foto do dia


Nikon D300, Lente 50mm f1.4


Nossa nova foto do dia apresenta a técnica do foco seletivo, que é usada para destacar o motivo, no nosso caso o luminoso do taxi. Quando se pretende criar uma imagem com esse efeito devesse levar em conta o bokeh, que é a área desfocada.
Para se entender o bokeh é importante entender os conceitos de profundidade de campo e abertura.
A profundidade de campo é definida por quantos planos, a frente ou atrás do plano focal, possuem uma nitidez proxima desse plano focal, isso é, estão menos desfocada em relação a ele. A profundidade de campo depende de dois fatores, a lente e a abertura dela. Diferentes tipos de lente possuem diferentes profundidades de campo, lentes com distancias focais grandes diminuem a profundidade de campo. Abaixo estão alguns exemplos de como as diferentes distancias focais de lentes interferem na profundidade de campo.

Lente Tokina 12-24mm, 22mm f / 4

Essa foto foi tirada com a máxima perspectiva (22mm). Repare que a perspectiva ficou exagerada. A ponte quase não pode ser vista ao fundo, mas aparentemente toda a cena esta em foco, essa lente então apresenta uma grande distancia focal.



Nikon D300, Lente Nikon 35mm f/1.8

Essa lente possui uma distancia focal mediana. A ponte já esta a nosso alcance visual mas a distancia focal já é menor que com a de 12mm. Ainda estamos em uma distancia focal ampla mas já pode ser observado uma ampliação na cena e o motivo começa a ser isolado.



Nikon D300, Lente Nikon 80-200mm, 100mm, f/2.8

Uma distancia focal ideal para retratos. Note o achatamento sobre a modelo e a maior proximidade da ponte e diminuição das linhas da estrada. O motivo começa a ser mais isolado e a distancia focal é bem reduzida. Essa distancia focal é normalmente usada para fotos da cintura para cima ou da cabeça.



Nikon D300, Lente Nikon 80-200mm, 200mm, f/2.8

Nessa foto o fundo está muito comprimido e a modelo parece estar muito próxima da ponte em comparação a foto com 12mm. Repare que a profundidade de campo é muito pequena e a modelo está bem isolada em relação a cena. Apesar de ser a mesmo motivo as diferentes distancias focais geraram cenas totalmente diferentes.

Vamos agora ao fator mais importante para se obter uma profundidade de campo pequena, a abetura. Grandes aberturas geram reduzem drasticamente a profundidade de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário