terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas para montar seu Home Studio


Montar um home Studio simples é algo relativamente simples e muito útil para qualquer fotografo. Seja para um fotografo de retratos ou para um designer gráfico que precisa tirar fotos de produtos, um home Studio é um lugar para se trabalhar, experimentar e aprender coisas novas. Abaixo, vamos dar uma olhada em algumas considerações a ter em mente para criar seu próprio estúdio.







A sala
A primeira coisa a considerar é, obviamente, o espaço. Pode ser na garagem, ou em algum quarto que não esteja sendo usado.
O ideal é ter um bom espaço para poder se movimentar depois de encher ele de equipamentos. Infelizmente em sempre isso é possível.
Você vai querer escolher um quarto onde a iluminação possa ser rigidamente controlada, a qualquer hora do dia e da noite. A luz natural pode ser uma ótima ferramenta, mas se o Studio tiver uma janela, verifique se você pode bloquear completamente a luz vinda da mesma para que não interfira nas fotos.
Outra coisa a considerar é a climatização da sala, especialmente se os equipamentos ficarem armazenados nela. Se a sala fica em uma parte da casa que fica muito quente ou sua região é naturalmente quente é melhor providenciar um ar-condicionado.
Uma ultima consideração é o som. Imagino que você não vai querer tirar suas fotos em um lugar barulhento, então não use um espaço perto da maquina de lavar roupa ou de uma rua movimentada. Se isso não for possível invista em um isolamento acústico.




Fundo infinito
Um item indispensável em qualquer estúdio. É sempre bom ter mais que um, ter diferentes cores e texturas para criar diferentes efeitos. Talvez seja o a coisa, mas barata no estúdio.
Existem kits já prontos que, naturalmente, são mais caros, mas um bom tecido comprado em qualquer loja e um suporte feito por você mesmo já supre todas as necessidades.

















Luzes
Existe dois tipos de iluminação: a continua e a intermitente.
A iluminação continua é mais barata, podendo ser até confeccionada com materiais encontrados em casas de materiais elétricos, mas elas queimam mais rápidas e não são tão versáteis quanto os flashes.
A iluminação intermitente (flashes) aumenta suas possibilidades juntamente com a qualidade da iluminação. Um kit de dois ou três flashes já é suficiente para alcançar excelentes resultados em diferentes estilos.

Guarda-chuvas ou Softboxes?
ão existe um consenso sobre qual seja melhor, mas também não existe a necessidade disso, pois os dois têm seus pros e contras. Mas essencialmente suas funções são as mesmas modificar e filtrar a luz para deixar ela mais suave quando incidir sobre o motivo.
Os guarda-chuvas são, geralmente, mais baratos e bastante versáteis. Eles geralmente vêm com uma capa reflexiva que permite aplicar a luz sobre o interior do guarda-chuva e esta ser refletida para trás ou simplesmente filtrar a luz através do material sem a capa. Guarda-chuvas podem espalhar a luz sobre uma área ampla e são, portanto, ideais para grandes salas e grupos de pessoas. Concluindo, guarda-chuvas são mais fáceis e rápidos de montar e desmontar que as softbox, que podem ser bem complicadas de montar!
As softbox tendem a ser um pouco mais caras, mas permitem que você concentre e controle a luz em pequenas áreas mito melhor do que com guarda-chuvas. Estas são perfeitas quando se fotografa um único motivo ou estes estão em uma área menor. Softbox também gera reflexões menos perturbadoras do que as alcançadas com guarda-chuvas.
A maioria dos fotógrafos prefere ter os dois, mas se seu orçamento está apertado ou está apenas no começo, guarda-chuvas são um primeiro passo perfeito.

Adereços e Fantasias
Mesmo sendo uma coisa que não estaria naturalmente na lista de preocupações para montar um estúdio, ter em mãos vários adereços loucos é muito interessante. As vezes umas seção pode se tornar muito chata e maçante e com esses simples objetos você pode quebrar o gelo e adicionar diversão à seção.
Mesmo o modelo mais teimoso pode se tornar bastante bem-humorado com óculos gigantes e um bigode falso. Tenha certeza de ter varias opções diferentes: tacos de baseball e óculos de sol para caras durões, enormes anéis de diamante, falsos evidentemente, para as damas, bonecos de pelúcia para as crianças.
Mesmo que o objetivo final seja uma foto séria, começar com adereços engraçados incentiva os modelos a relaxar e serem eles mesmos.
Tão bem a possibilidade de usar outros objetos como um sofá, uma cama ou outra peça do mobiliário, assim você pode quebrar aquele padrão da foto de estúdio e, a lendo mais, você está na sua casa tem muitos moveis e coisas que você pode aproveitar nela.

As Necessidades
Há uma infinidade de coisas que podem ser colocadas em um estúdio, mas antes de pensar em um frigobar e TVs de LED, pense em coisas que você realmente necessita. Por exemplo, um ou dois tripés, de qualidade. Você também precisa de extensões e protetores contra surtos para os equipamentos.
Se usar flashes, deve considerar flashes com acionamento sem fio, para poder se movimentar com mais liberdade. Por fim, precisara de uma escada para prender algo no teto ou mesmo travar seu pano de fundo, alguma cortina para as pessoas poderem se trocar atrás, e um espelho para aquele retoque na maquiagem e cabelo.
Com os custos de tudo isso você ficará sem dinheiro quando terminar. Não pense que você terá que montar tudo de uma vez, vários fotógrafos levam anos para montar um bom estúdio respeitável. E tenha cuidado ao investir dinheiro em um hobby que não está gerando receita. Quando começar a ser pago poderá reinvestir algum dinheiro de volta em equipamentos.

Mostre o seu!
Agora que você já sabe como montar seu home Studio, que tal por em pratica, construa o seu e mande uma foto do layout. E também de suas sugestões sobre itens que não foram mencionados, mas são essenciais.
Adaptado de: Hints & Tips for Setting Up a Basic Home Studio Josh Johnson on Jul 7th 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário