quarta-feira, 4 de maio de 2011

Foto do dia

Desculpe amigos não foi possível postar a foto do dia ontem, então irei postar duas fotos do dia hoje.

Foto 1

A primeira é uma foto com exposição longa:
http://www.flickr.com/photos/sworrall/144756339/

Essa foto foi tirada com uma Canon 350d, lente Sigma 18-50mm F2.8 Ex, foram usados 2 filtros Kood ND filters (*2, *4), um ND Grad e um circ polariser.
Agora vou explicar como criar o efeito blur, que é gerado por uma exposição longa, corretamente e qual a importância dos filtros.

Quando se fotografa com uma exposição longa de dia ocorre um problema, a imagem fica sobre-exposta e os detalhes ficam ofuscados, isso ocorre pela grande quantidade de luz sobre o sensor ou o filme, para resolver esse problema usamos os filtros de densidade neutra (ND = neutral density)
ele provoca uma redução uniforme da quantidade de luz que incide sobre o filme ou sensor, no nosso caso os filtros 2 e 4 reduzem o valor da exposição em 1 e 2 pontos respectivamente, então temos uma redução de 3 pontos na exposição. Já o filtro de densidade neutra graduado (ND Grad = graduated neutral density)
em uma metade tem uma densidade e na outra, outra densidade isso auxilia em nossa foto pois na metade superior temos a luz do sul passando pelas arvores deixando essa área com maior luminosidade do que a metade onde está o rio, por isso foi usado um filtro ND grad com uma densidade maior na metade superior e menor na inferior e assim equalizando as luminosidades. Para finalizar, o filtro polarizador circular (circular polarizer)
elimina possíveis erros de exposição ou auto-focagem, que podem ser causados pela leve polarização de raios em câmeras do sistema TTL utilizando espelhos fixose absorve raios ultra-Violeta e azul-violeta proporcionando contrastes fortes, especialmente em fotos de paisagens como a nossa.

Outro problema nas longas exposições é a movimentação da câmera durante a foto, isso ira gerar uma imagem tremida e disforme, então ao menos que queira esse efeito use um tripé e um disparador remoto ou use o temporizador da própria câmera assim deixará sua câmera o mais estável possível. Existe uma regra que diz, que se o tempo de exposição for acima do inverso da distancia focal da lente (Ex. 1/50 de um segundo para uma lente de 50 mm) sua câmera, necessariamente precisará ficar o mais estática possível.

Foto 2

Bem, agora que já analisamos a primeira foto vamos a segunda foto do dia, que foi executada com uma lente grande ocular:

Lentes grande oculares são inigualáveis em capturar a beleza de uma paisagem imensa. Elas conseguem abranger quase 180º de uma cena, podendo assim capturar toda a beleza da cena de uma só vez.
Muitos dizem que a profundidade de campo (depth of field) aumenta em lentes grade oculares, mais isso não é verdade, elas apenas fornecem mais graduações de profundidade de campo atrás do ponto focal que na frente, produzindo a ilusão de maior profundidade de campo. Mas lembre-se, as ilusões e impressões que as fotos possam causar, geralmente, são mais importantes que a verdade literal.

Espero que tenham gostado das fotos de hoje. Mande suas sugestões e criticas e suas fotos também.

Um abraço até o próximo post.

Um comentário:

  1. hi, id appreciate it if you could link back my image please or put in a credit. It is the river picture in photo 1. original is here - http://www.flickr.com/photos/sworrall/144756339/

    ResponderExcluir